PCMAT – Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

PROGRAMA DE CONDIÇÕES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO – PCMAT

programa condi%C3%A7oes meio ambiente trabalho industria constru%C3%A7%C3%A3o - PCMAT - Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da ConstruçãoTem como objetivo de reduzir os acidentes e a incidência de doenças ocupacionais na atividade da construção civil. O Ministério do Trabalho publicou a Norma Regulamentadora – NR-18 da Portaria 3.214/78 que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Laudo Técnico das condições ambientais do trabalho. Consistem na aplicação de técnicas de amostragens para a realização de avaliações quantitativas de agentes físicos e químicos para posteriormente realizar a comparação com os respectivos limites de tolerância da NR 15.

Contate-nos e solicite uma consultoria online através do nosso formulário de contato

De acordo com a NR-17 da Portaria 3.214/78, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo abordar no mínimo levantamento, transporte e descarga individual de materiais e mobiliário, equipamentos e condições ambientais de trabalho O laudo ergonômico tem como objetivo estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O Estudo é elaborado através das:

  • Condições de trabalho,
  • Analise da população trabalhadora,
  • Descrição das atividades exercidas,
  • Estudo dos equipamentos e mobiliário,
  • Organização do trabalho ,
  • Quantificação da umidade relativa do ar, temperatura efetiva, velocidade do ar, iluminamento, ruído.