Como fazer o PCMSO elaborado. Vantagens e Benefícios!

Para proceder a elaboração do pcmso, antes de mais nada é preciso saber o que é PCMSO e como fazer o PCMSO elaborado(Programa de Controle Médico Saúde Ocupacional) e para que implementa-lo em sua empresa.

O trabalhador passa grande, senão a maior parte, do tempo na empresa. Por isso a empresa precisa ter um Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO. Com essa visão é que constatamos a importância do PCMSO, pois se o ambiente de trabalho não oferecer boas condições, há grandes riscos de se desenvolver doenças ocupacionais.

O que é o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) e como fazer o PCMSO elaborado?

pcmso - Como fazer o PCMSO elaborado. Vantagens e Benefícios!

O programa é uma das Normas Regulamentadoras (NR7) instituídas pelo Ministério do trabalho para colocar diretrizes e disciplinar o controle médico e a saúde ocupacional. A importância legal é jurídica, pois não saber como fazer o PCMSO elaborado de maneira correta ou o que é PCMSO não é tão importante como obter as devidas documentações e seguir com o bom cumprimento desse programa. Assim estabelecido pelo Ministério do Trabalho o PCMSO é imprescindível para o desenvolvimento da saúde da empresa bem como há de seus funcionários.

Os riscos NÃO ELIMINADOS após a elaboração do PPRA são objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA não existe o PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos e devidamente documentados.

 

A elaboração do PCMSO é obrigatório para todas as empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT / Ministério do Trabalho e Emprego.

Como fazer o PCMSO: PCMSO elaborado; Objetivo do programa; Exames Laborais; Laudo PCMSO,

A ideia é promover a preservação da saúde dos trabalhadores da empresa estabelecendo parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados quando se executa a elaboração do PCMSO com a devida documentação. Após tudo regularizado, atuando assim com um diagnóstico prévio, propondo medidas preventivas.
Esse diagnóstico é feito principalmente através da realização obrigatória dos seguintes exames: admissional, periódico, de mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Uma breve orientação resumida sobre como fazer o PCMSO elaborado, o que é o PCMSO é dada aos funcionários.

Os exames são apenas parte de como fazer o PCMSO elaborado

O exame clínico pode ser considerado o principal instrumento da PCMSO, entretanto ele não é o único. É necessário que a empresa realize uma revisão que gere um relatório anual representado por um do Laudo PCMSO, que vai conter as estatísticas dos exames realizados e o planejamento previsto para o próximo ano.

Quem pode e como fazer o PCMSO elaborado na sua empresa?

O médico do trabalho é o profissional capaz de tocar o programa para oferecer adequadamente o controle da saúde física e mental dos trabalhadores de acordo com as funções exercidas em cada setor da empresa.
Lembrando que caso a sua empresa não faça a elaboração do PCMSO ela estará infringindo a lei e poderá ser multada ou até mesmo interditada caso o Ministério do Trabalho fiscalize o local.

Para obter o devido laudo PCMSO elaborado com um responsável técnico. O melhor contratar uma empresa de consultoria como a NeoBioWork que está há mais de 10 anos no mercado. Pois mais do que saber como fazer o PCMSO elaborado, o mais importante é implantar o quanto antes programas como o PCMSO, programas que visam para que a saúde dos trabalhadores seja respeitada e sua empresa possa funcionar dentro da lei.

Estes exames PCMSO são solicitados quando o funcionário é contratado, troca de função, rotina de acordo com a função e na demissão.

  • Exames admissionais, demissionais, periódicos
  • Retorno ao trabalho
  • Exame clínico
  • Fonoaudiólogo
  • Eletroencéfalograma (EEG) e Eletrocardiograma (EGC)
  • Exames de sangue / complementares
  • Espirometria
  • Acuidade visual
  • Ergonômico
  • Raio X – OIT

Validade do PCMSO: Renovação PCMSO pronto

Não esquecendo de mencionar a renovação PCMSO pronto. A validade do PCMSO é, principalmente de responsabilidade do Médico do Trabalho, um médico Profissional Técnico de Segurança do Trabalho. Após feito um Laudo PCMSO por esse profissional, os procedimentos para a qualidade do programa é fazendo uma revisão e gerando um relatório de renovação anual por um mesmo profissional médico do trabalho, Assim mantendo a qualidade antes de vencer a validadeo do PCMSO.

Para saber mais sobre Como fazer o PCMSO elaborado, o que faz o PPRA pronto, ou questões sobre PPRA e PCMSO preço integrado entre em contato com nossa central de atendimento.

NeoBioWork – Central de Atendimento:
(11) 3481-1179

*(11)97402-0307 (Vivo)
(Nextel) 94019-8246
Id: 35*43*94202