Elaboração do PPRA Legislação e Benefícios

Elaboração do PPRA em sua empresa? (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) / NR-09. Como implementa-lo e obter um PPRA elaborado.

ppra slider 03 - Elaboração do PPRA Legislação e Benefícios
Como fazer o PPRA

Saber que o trabalhador está exercendo sua função em segurança é sempre a melhor forma de a empresa crescer. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – A elaboração do PPRA é uma maneira de fazer a sua empresa trabalhar dentro da lei.
Neste artigo, vamos entender melhor como esse programa funciona para que você consiga manter a sua empresa em pleno funcionamento respeitando as regras que estão na legislação.

O Programa de prevenção de Riscos Ambientais é uma da Normas Regulamentadoras a NR9 (Portaria 3214/78), estabelecida pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, que criou uma metodologia para que se garanta que o trabalhador possa ter sua saúde e integridade tendo em vista riscos que o ambiente de trabalho oferece.

Objetivos do programa de Elaboração do PPRA – Riscos ambientais e como o programa atua.

Os considerados riscos ambientais são a presença de agentes físicos, como ruído e vibrações e etc.; químicos, gases e vapores entre outros; além dos biológicos, genes, fungos e etc.
A elaboração do PPRA atua identificando esses agentes de risco no ambiente de trabalho a relação deles com as pessoas, para que se possa fazer a prevenção evitando danos à saúde do trabalhador.

O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. (Os riscos NÃO ELIMINADOS são objeto de controle pelo PCMSO, veja em como fazer um PCMSO elaborado). Portanto, sem o PPRA não existe o PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos e devidamente documentados.



Como fazer um PPRA elaborado? Métodos para elaboração do PPRA.

Geralmente além de saber como fazer um PPRA, a implementação do PPRA elaborado é planejada da seguinte forma:
Prever e reconhecer os riscos; estipular prioridades e metas de controle e avaliação; exposição monitorada dos riscos; avaliação dos riscos aos empregados; implemento de ações de controle e avaliação de sua eficácia; monitoramento da exposição à riscos; registro e divulgação das informações.
Além disso, o programa traz benefícios como criação da mentalidade para prevenir riscos em empresários e trabalhadores, fim ou redução de improvisos no local de trabalho, treinamento para instruir os colaboradores os modos de utilizar a metodologia, dentre outros.

É importante lembrar que a lei define que todos os empregadores e instituições que contratam trabalhadores são obrigados a implementar a elaboração do PPRA, e deixa-lo pronto pois é um documento continuo, mas que tem validade.

Qual a validade do PPRA legislação*?Para se obter a elaboração do PPRA.

O PPRA é um documento contínuo, por isso é obrigatório sua renovação a cada 2 anos. Pois essas e outras condicionantes são peças fundamentais não só para garantia da saúde e segurança do trabalhador, bem como da empresa e sua produtividade.Algumas Normas Regulamentadores (NRS) são bem categóricas sobre a legislação do PPRA. No que diz respeito ao PPRA legislação instituida na Norma Regulamentadore nª9 bem clara sobre principalmente qual a validade do PPRA.,

De acordo com essa NR-09 fica estabelecida a obrigatoriedade da implementação e elaboração do PPRA por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 175 a 178 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Para saber mais sobre o que é elaboração do ppra legislação, prontos pra sua empresa estar regularizado em conformidade com a lei e transformar a perspectiva de trabalho com a qual os trabalhadores exercem sua função (além do aumento natural da produtividade da sua empresa), entre em contato com nossa central de atendimento.

Para saber mais sobre serviços integrados como elaboração do PPRA e PCMSO preço integrado. Consulte nossos canais de atendimento.

NeoBioWork – Central de Atendimento:
(11) 3481-1179

*(11)97402-0307 (Vivo)
(Nextel) 94019-8246
Id: 35*43*94202

Contate-nos e solicite uma consultoria através dos telefones ou pelo nosso formulário de contato abaixo: